Orientações para implementação de Projetos Educomunicativos
Orientações para implementação de Projetos Educomunicativos de acordo com Carlos Mendes Lima, Professor da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e coordenador do Projeto "Nas Onda do Rádio".
Proposta
Requisitos para desenvolvimento do projeto
http://www.blogandonasondasdoradio.blogspot.com.br/ |
A proposta do Guia de Implementação de Projetos Educomunicativos é orientar o professor para implementação e desenvolvimento de projetos educomunicativos
Projetos
O Programa Nas Ondas do Rádio apoia a implementação de projetos desenvolvidos em todos os suportes midiáticos contemplando as diversas modalidades da Educação Básica.
São projetos apoiados pelo Programa Nas Ondas do Rádio:
· Fanzine
Baseados em princípios da Educomunicação, os projetos devem promover o protagonismo infanto – juvenil, a expressão comunicativa e criativa, o trabalho colaborativo e o uso de recursos de Tecnologia de Informação e de Comunicação -TIC.
Perfil do Gestor do Projeto
O desenvolvimento do projeto na unidade escolar depende da participação do professor que tem a função de liderar o grupo de alunos, assessorar pedagogicamente, mediar a produção midiática, organizar as ações, prover o pleno desenvolvimento do projeto e articular com as diversas áreas de conhecimentos e programas desenvolvidos na escola.
Como pré-requisito fundamental, o conhecimento da(s) mídia(s) que irá desenvolver o projeto e suas tecnologias. O conhecimento pode ser adquirido através de cursos de formação continuada oferecido pelo Programa ou conhecimentos adquiridos em instituições não vinculadas a Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
O professor gestor do projeto deverá conhecer os processos metodológicos da Educomunicação e desenvolvê-los no seu projeto com os alunos.
Poderá desenvolver projetos educomunicativos durante a ampliação da jornada escolar professores da Educação infantil e do Ensino Fundamental e Médio que possua os seguintes pré – requisitos:
· Tenha carga horária semanal abaixo de 70 horas semanais somadas as horas de desenvolvimento do projeto;· Ser professor e esteja atuando EMEI, EMEF, EMEFM, CIEJA, EMEBS;· Não esteja realizando outro projeto com os mesmos alunos.
Tramitação para aprovação do projeto
Para iniciar o projeto na unidade escolar é necessário que a proposta do projeto seja aprovada no conselho de escola e tenha apoio da comunidade.
Para formalização da proposta o professor deverá escrever um projeto amparado pelas recomendações das legislações vigentes ( Portaria do Programa Nas Ondas do Rádio eAmpliar).
O projeto deverá ser encaminhado pelo gestor da escola a supervisão que após analise aprovará seu inicio.
Infraestrutura
Com a introdução de recursos tecnológicos de informação a produção midiática consolidou o uso dos computadores e suas tecnologias como acessório indispensável.
Além desse recurso, para possibilitar a produção midiática em qualquer suporte, é necessários os seguintes equipamentos:
· Máquina fotográfica digital· Filmadora Hd com entrada de microfone· Pedestal de câmera· Microfone com fio· Pedestal de microfone· Mesa de Som· Caixa ativa e passiva 250 watts· Pedestais para caixas acústicas ativa e passiva· Ou suporte de parede que permita inclinação lateral e diagonal· Gravador digital
Quanto ao computador, preferencialmente notebook, deverá estar equipado com seguintes softwares:
Audacity (Editor de áudio)
Movie Maker (Editor de vídeo)
Gimp (Editor de imagens)
Zara Radio (Programador de Rádio)
Vdownload (recurso para download de video)
Prism (Conversor de áudio e vídeo)
Scribus (Editor gráfico)
Muan (Produtor de vídeo de animação Stop Motion
Instalação de novos softwares deverão ser solicitados ao setor de SME-TIC, através deformulário próprio. Estes serão avaliados e só após a validação para instalação poderá ser instalado pelo setor de TIC de SME.
O kit de equipamentos apresentados oferece mobilidade no processo de produção e os projetos poderão ser desenvolvidos em qualquer espaço na escola que ofereça condições para reunir os alunos para produção dos trabalhos (Sala de Informática, Leitura, Sala de Aula,Estúdio de Rádio e outros)
Assessoria Técnica Pedagógica
O Programa Nas Ondas do Rádio oferece opções de atendimento ao educador para oferecer consultoria técnica pedagógica. Esta consultoria é realizada por especialista ou técnicos educacionais colaborador do Programa.
O atendimento poderá ser realizado por meio de visitas técnicas as unidades escolares. As visitas consistem em auxiliar o professor no desenvolvimento do projetos , conhecer as boas práticas para divulgação e realizar formação em formato workshop a professores e alunos envolvidos no projeto.
Para o atendimento é necessário que escola entre em contato com o gestor do Programa na DRE solicitando a visita técnica,informando a necessidade da visita e propostas de datas e horários .
O site do Programa Nas Ondas do Rádio também oferece uma midiateca com vasto conteúdo informativo e de apoio pedagógico. Além disso, mantém ambiente onde o professor terá informações sobre dúvidas frequentes . Outra opção para atendimento é acessar nossaRede Social onde mantemos um canal de assessoria técnica on line.
Acompanhamento
Para monitorar o desenvolvimento dos projetos nas unidades educacionais, o Programa Nas Ondas do Rádio realiza visitas técnicas e acompanhamento dos projetos on line.
As visitas técnicas serão realizadas pelos gestores do Programa das DREs e especialistas em Educomunicação de SME.
Quanto ao acompanhamento on line, será realizado com postagens no Blog do projeto.
Entre as matérias postadas no mês a escola deverá postar uma que apresente o processo de desenvolvimento das atividades promovidas no projeto. Como se fosse um relatório informativo sobre as ações do projeto.
A proposta de acompanhamento on line é facilitar o monitoramento das ações do projeto por SME, DRE, supervisão, gestão escolar, comunidade escolar e educadores da unidade.
Gestão do Projeto
O projeto deverá promover o protagonismo infanto – juvenil e possibilitar a gestão da comunicação e do conhecimento na comunidade escolar. O professor Educomunicador deverá promover as seguintes ações pedagógicas no projeto:
· Oferecer formação continuada aos alunos;· Desenvolver produções;· Publicar e divulgar projetos de comunicação visando atingir a comunidade escolar;· Divulgar as ações do projeto nas Redes Sociais do Programa Nas Ondas do Rádio;· Promover momentos de avaliação coletiva dos projetos de comunicação.
Como ação sistemática, o professor deverá realizar os seguintes procedimentos:
· Cadastrar o projeto no site do Programa Nas Ondas do Rádio;· Postar as atividades desenvolvidas no blog do projeto;· Responder prontamente os diagnósticos solicitados pelo Programa;· Cuidar pelo zelo dos equipamentos;· Manter atualizado o diário de classe do projeto;· Garantir o número mínimo de participantes ao longo do ano previsto no projeto;· Articular o uso dos espaços e equipamentos na unidade escolar;· Manter atualizada as autorizações de imagens e áudio dos alunos.
Participação dos alunos em eventos
O Programa Nas Ondas do Rádio realiza a cobertura jornalística de eventos na cidade com a participação dos alunos de unidades escolares que participam do projeto Agência de Noticias Imprensa Jovem. Outro projeto é o Mestre de Cerimônia Juvenil que convida alunos que tem habilidade de comunicação com o publico para realizar a apresentação de eventos.
Ambos projetos servem de parâmetros para instruir o professor a participar dessas atividades com seus alunos ou outras que necessitem a realização de atividades fora da escola. São recomendações importantes:
· Preparo do(s) aluno(s) para participação do evento;· Em coberturas jornalísticas do Imprensa Jovem estudar com os alunos o manual de cobertura Imprensa Jovem· Solicitar aos pais, autorizações de saída e autorização de imagens e áudio;· Encaminhar todos os dados necessários solicitados a organização ou coordenação da atividade. Dados importantes:
o Nome do professor / e-mail / telefone (operadora) /escola / DRE
o Blog do projeto
o Nome do aluno / idade / telefone (operadora)
· Solicitação de transporte contratado por SME para levar o alunos;· Solicitação do kit lanches a unidade escolar com pelo menos 15 dias de antecedência, sendo 1 kit para cada 4 horas contabilizada a saída da escola a chegada;· Informar num prazo máximo de 48 horas antes do evento, trocas, inclusão ou ausência de alunos e ou professores que acompanharão;· Testar todos os equipamentos antes de ir ao evento;· Realizar a atividade preferencialmente no horário pós ou pré-aula;· Alunos menores de idade só poderão realizar a atividade, incluindo o trajeto de volta a escola, até 19h00;· Toda atividade fora da escola deverá ser acompanhada pelo professor ou adulto responsável indicado pela unidade escolar.No evento os alunos deverão estar uniformizados ou com roupas que identificam o projeto que participam. Durante o evento os alunos deverão ter a seguinte conduta:· Utilizar a identificação, seja crachás, pulseiras, bottons, camisetas oferecidas pela escola ou pela organização da atividade e ou evento;· Andar sempre em grupo;· Entrar apenas em ambientes permitidos;· Atender as recomendações do professor para retornar ao ponto de encontro;· Utilizar recursos ou ambientes permitidos pela organização do evento previamente informado pelo professor;· Evitar comer em local não permitido pela organização;· Cuidar pelo zelo pelos equipamentos e só emprestá-lo com autorização do professor;· Focar no desenvolvimento da atividade solicitada pelo professor.
Após a atividade, o professor reunirá os alunos para avaliar a participação e desenvolver atividades de publicação e divulgação do conteúdo produzido.
Avaliação do projeto
Avaliar o processo de aprendizado do aluno participante do projeto é fundamental. A avaliação dos projetos promovidos pelo Programa Nas Ondas do Rádio tem como parâmetro os 10 indicadores de qualidade de projetos Educomunicativos. São eles:
1. Promove o protagonismo infanto-juvenil através da comunicação e das TICS?
2. Privilegia a participação coletiva dos estudantes?
3. Garante o direito a comunicação?
4. Potencializa a expressão comunicativa?
5. Articula as atividades a conteúdos das diversas áreas de conhecimento e aos Temas Transversais, bem como a outros programas e projetos?
6. Promove a integração da comunidade escolar?
7. Realiza a inclusão pedagógica?
8. Promove a reflexão crítica sobre a presença dos meios de comunicação na escola e na sociedade?
9. Promove a melhoria na convivência escolar?
10. Promove o aprendizado através da comunicação?
É importante salientar que a participação no projeto não implica em aplicar notas de desempenho mas oferecer ao aluno oportunidade para aprimorar o aprendizado na escola.
O aluno poderá participar do projeto nos anos posteriores, desde que esteja estudando na unidade ou seja convidado a participar como membro da comunidade caso tenha finalizado os seus estudos na escola.
O aprimoramento do aprendizado e de habilidades no projeto poderá ampliar sua responsabilidade no grupo, tornando-se multiplicador de conhecimento ou tutor de novos alunos.
Caberá o professor observar o grau de maturidade de alunos mais desenvolvidos e oferecer mais oportunidades e responsabilidade no projeto.
Apoio do Programa Nas Ondas do Rádio as unidades escolares
O Programa atua na rede como fomentador de projetos educomunicativos. O setor ligado ao DOT Pedagógico oferece atendimento as escolas através de:
· Formação continuada aos educadores da Rede;· Assessoria técnica pedagógica;· Divulgação dos projetos em toda a Rede via redes sociais e eventos educacionais;· Produção e socialização de material de apoio pedagógico.
Benefícios aos professores que desenvolve projetos
O professor que desenvolve projetos educomunicativos recebe pelas horas trabalhadas e tem oportunidade de evolução na carreira do magistério. As condições podem ser observadas nasPortarias do Programa Ampliar e Nas Ondas do Rádio. Para evolução é necessário o encaminhamento ao final do período de desenvolvimento do projeto, de documentação especifica a qual será encaminhada pela gestão escolar a DRE.
A pontuação para evolução profissional pelo desenvolvimento do projeto é 1 ponto.
Produzido por Carlos Alberto Mendes de Lima 01/11/2012
Comentários
Postar um comentário