Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital será objeto de estudo de alunos da Educomunicação da USP

Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital, elaborada pelo Cenpec e lançada no final do ano passado, já rende seus primeiros frutos. O prof. Ismar Soares, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), convidou o Cenpec a participar da disciplina Produção de Suportes Midiáticos para Educação do curso de licenciatura em Educomunicação, no decorrer do 1º. Semestre de 2012.  
A proposta é que os três primeiros fascículos da Coleção sejam objeto de estudo e análise crítica pelos alunos, resultando no desenvolvimento de projetos que subsidiarão a elaboração do fascículo 6, cujo tema será Comunicação na Educação. Um bloco de cinco aulas dentro da disciplina será dedicado à Coleção. 
Claudemir Viana Alguns dos autores da coleção - Claudemir Viana, Eloisa de Blasis, Marcia Coutinho – farão exposições à turma sobre os conteúdos abordados, a sua estrutura e o seu processo de produção, iniciado em 2009 como uma das ações do programa de aceleração de aprendizagem em Tocantins coordenado pelo Cenpec. Também foram criados uma FanPage da Coleção e um grupo fechado no Facebook, formado pelos alunos da Educomunicação, e que funcionará como um espaço onde os alunos poderão dar continuidade às reflexões iniciadas em sala de aula, na modalidade a distância.  

“A parceria possibilita a realização de uma nova etapa do histórico da Coleção, que é a de divulgação e produção colaborativa com outros especialistas de outras instituições, própria da cultura digital”, pensa Claudemir Viana, pesquisador do Cenpec e um dos autores do material. “É uma troca de experiências e vivências. Para nós, do Cenpec, é uma oportunidade de termos um feedback de um público acadêmico, especializado na área da Educomunicação”.  

Eloisa de Blasis e Claudemir Viana entendem ser esta a primeira experiência de outras que podem ocorrer com grupos específicos, como, por exemplo, alunos do ensino superior de áreas de formação com interesse neste tipo de material e de conteúdo apresentado na Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital, ou professores de uma rede de ensino envolvidos ou não em outros projetos executados pelo Cenpec.
Prof. IsmarSegundo o prof. Ismar, a escolha do material se deu por conta do seu caráter inovador. “Nós entendemos que ao invés de pegar como objeto um livro didático, por exemplo, seria muito mais interessante um mergulho numa experiência multimidiática, que trabalha simultaneamente com diferentes linguagens: o texto escrito, o hiperlink, o audiovisual e a lógica de produção no contexto do ciberespaço”, explica. “Além disso, essa experiência coloca os alunos em contato com um grupo de autores singulares, que estão implementando uma prática educomunicativa”, complementa.

O professor afirma ainda que a busca por parcerias com organizações sociais como o Cenpec não se dá por acaso: “Nós entendemos que, para oferecer uma licenciatura em Educomunicação, a universidade precisa necessariamente manter um relacionamento com organizações sociais que implementem a educomunicação. Faz parte, portanto, do curso uma imersão em realidades externas à universidade durante o processo de formação”. 

“Poderíamos escolher trabalhar com algum sistema de ensino, ou uma editora de livros didáticos, mas optamos por uma organização da sociedade civil que tem liberdade de experimentar, de criar, e que apresenta um projeto original”, acrescenta. 

Tom Batista, aluno do 3º semestre, acredita que a proposta de ter a Coleção como objeto de estudo é um exercício novo dentro do curso: “Para nós é a primeira experiência que parte de algo tão concreto. É um desafio grande, mas que acho que vai valer muito a pena”, avalia.

Clique aqui para fazer o download dos fascículos da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital



Fonte: Portal Cenpec (http://cenpec.org.br/noticias/ler/Cole%C3%A7%C3%A3o-Ensinar-e-Aprender-no-Mundo-Digital-ser%C3%A1-objeto-de-estudo-de-alunos-da-Educomunica%C3%A7%C3%A3o-da-USP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita