Estudantes da ECA/USP criam recursos paradidáticos sobre os ODS para conscientização ambiental

Estudantes da ECA/USP, em parceria com a Umapaz e o Instituto Akatu,criaram materiais digitais paradidáticos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo conscientização ambiental na cidade de São Paulo

A disciplina de Educomunicação Socioambiental, oferecida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, propôs aos estudantes a criação de materiais digitais de conscientização ambiental. Esses materiais, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda Municipal 2030 de São Paulo, foram incorporados como material paradidático no curso on-line Consumo Consciente e Agenda 2030 na Prática, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz) e pelo Instituto Akatu.

Os trabalhos finais da disciplina, desenvolvidos como parte do curso de Licenciatura em Educomunicação da ECA, foram aprovados e disponibilizados na plataforma Edukatu, mantida pelo Instituto Akatu. Cada grupo de alunos foi designado para abordar um dos 17 objetivos da Agenda 2030, resultando em uma variedade de suportes para cada ODS, como no caso do ODS 6, que foi abordado através do jogo de cartas “Gotas de Conflito: Uma Conversa sobre a Crise Hídrica”.

Outro exemplo é um jogo realizado com base no ODS 10 -Redução das desigualdades, onde todas as cartas são pensadas a partir das ações que promovem a redução de desigualdade, a partir dos temas levantados na Agenda 2030 de São Paulo.

Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os ODS são metas globais para orientar políticas públicas e ações de sustentabilidade em quatro eixos: social, ambiental, econômico e institucional. A proposta de trabalho final surgiu da percepção de uma carência de materiais voltados aos ODS na cidade de São Paulo, sendo a parceria com o Instituto Akatu e a Umapaz uma iniciativa importante para preencher essa lacuna.

A Umapaz, como órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo, promove, assegura e fomenta a Educação Ambiental na cidade. Suas atividades e cursos incentivam a participação social na melhoria ambiental e na cultura de paz, por meio da conscientização sobre os cuidados com os recursos naturais.

O Instituto Akatu, uma organização sem fins lucrativos pioneira, dedica-se a sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade para o consumo consciente. Definindo o consumo consciente como aquele com melhor impacto, o Instituto Akatu contribui para a disseminação de práticas sustentáveis no Brasil. Em parceria com a Umapaz, oferece cursos on-line voltados para estudantes do Ensino Fundamental e educadores, abordando temas de consumo consciente e sustentabilidade.

Fonte: Jornal USP / Texto: https://observatorio3setor.org.br/noticias/alunos-criam-materiais-digitais-sobre-ods-para-conscientizacao-ambiental/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita