A desinformação é o maior risco global: como lidar com ela?

Há que se trabalhar por um consenso de realidade, uma base factual que se ampare nas evidências, na ciência, nos valores éticos que promovem o bem-estar comum

Por Januária Cristina Alves, para o Nexo Jornal (18/01/2024)

Faz tempo que o mundo tem assistido a diversos tipos de mazelas causadas pela desinformação. Não é nova a ideia de que informação é poder, e, portanto, manipulá-la, alterá-la e usá-la para meios e fins que não produzem conhecimento, mas espalham preconceitos, ódio, tirania, desigualdade e destruição, confere vantagem a alguns e promove desintegração dos valores e pilares que mantêm a vida em sociedade ainda viável para a maioria dos seres humanos. Se o fenômeno é tão antigo quanto o próprio homem, a novidade responde pelo nome de internet – e, mais especificamente falando, pelas redes sociais –, que se tornou uma máquina mortífera de espalhar desinformação e todo tipo de conteúdo danoso à convivência social e ao respeito pelos direitos básicos de todos nós, em uma escala e velocidade inimagináveis.

A desinformação foi eleita pelo Fórum Econômico Mundial de 2024 – que anualmente acontece em Davos, na Suíça – como o risco global mais grave a ser enfrentado nos próximos dois anos pela comunidade internacional. De acordo com o Relatório de Riscos Globais, o fluxo acelerado de informações falsas pode, dentre outras coisas, ampliar a polarização política, agravar questões que envolvem a manutenção da saúde pública e justiça social e estimular os governos mundiais a combatê-lo com censura e controle dos conteúdos informativos, decretando, por conta e risco, o que é verdadeiro ou não.

Em segundo e terceiro lugar entre os maiores riscos globais, vêm as mudanças climáticas e a polarização social, que também estão profundamente ligadas à questão da desinformação, pois ela contribui sobremaneira para a propagação de teorias conspiratórias do tipo que afiançam que o aquecimento global é “invenção da esquerda” e de preconceitos e discurso de ódio contra as minorias. Ou seja, é preciso, mais do que nunca, aprendermos a lidar com a desinformação para que possamos continuar a habitar este planeta de maneira sustentável.

Um dos focos da Educação Midiática é o combate à desinformação. Aliás, foi por conta da proliferação das fake news que ela tornou-se mais conhecida no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil, que atualmente já conta com a Coordenação Geral de Educação Midiática, ligada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que está se dedicando a torná-la política pública. A Educação para as Mídias se preocupa, prioritariamente, em formar leitores críticos e competentes para reconhecer as informações falsas e buscar aquelas de qualidade, só que essa formação é complexa e envolve toda a sociedade. A escola tornou-se o centro de diversas ações dessa área por ter um papel central na formação de crianças e jovens, que serão os cidadãos do futuro e, portanto, aqueles supostamente capazes de reverter esse quadro. Porém, no mundo inteiro, essas práticas têm se revelado insuficientes para dar conta da rapidez e escala com a qual a desinformação prolifera, e é aí que o alerta do Fórum Mundial torna-se imperativo, porque indica que a Alfabetização Midiática e Informacional, como a Unesco faz questão de nomeá-la, é uma ferramenta importante, mas que é preciso mais para deter a destruição que esse fenômeno tem provocado e ainda vai provocar.

“É particularmente importante aqui concentrar-nos em formas de literacia midiática e noticiosa que não só cultivem faculdades críticas, mas também ajudem as pessoas a fazer escolhas positivas – para decidir que meios de comunicação social, com todas as suas imperfeições, são suficientemente bons para os seus objetivos atuais”, revelam os pesquisadores holandeses Joëlle Swart e Marcel Broersma, autores de um estudo publicado na revista Journalism intitulado “O que parece ser notícia? As percepções dos jovens sobre as notícias no Instagram”, em tradução livre. Segundo eles, a questão do desinteresse crescente das pessoas – e em especial dos jovens – pelas notícias é um grave problema que impacta profundamente a disseminação da desinformação.

Compreender a função da notícia e seu impacto em nosso cotidiano é também um dos pilares da Educação Midiática, e talvez ele esteja sendo relegado a segundo plano, uma vez que as redes sociais tornaram-se o centro das atenções por conta dos sérios danos que vêm causando às crianças e jovens, que, cada vez mais cedo, estão se viciando nos vídeos curtos rápidos e jogos online que propagam conteúdos danosos. Com certeza é fundamental voltarmos a nossa atenção para o trabalho com esse público buscando o uso equilibrado dessas mídias, evitando o bullying, cyberbullying, problemas de saúde mental, dentre outros, tão sérios que tornaram-se questões de vida e morte. Porém, cabe aqui uma reflexão importante sobre o papel das notícias no combate à desinformação.

Leia o texto completo em: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2024/01/18/como-lidar-com-desinformacao-risco-global 

Januária Cristina Alvesé mestre em comunicação social pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), jornalista, educomunicadora, autora de mais de 50 livros infantojuvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Brasileira, coautora do livro “Como não ser enganado pelas fake news” (Editora Moderna) e autora de “#XôFakeNews - Uma história de verdades e mentiras”. É membro da Associação Brasileira de pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom e da Mil Alliance, a Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita