Celebre a Global MIL Week e crie sua ação!


Esta semana estamos celebrando a Global Media and Information Literacy Week (MIL Week), Semana Mundial da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), comemorada anualmente pela UNESCO, e que este ano ocorre de 24 a 31 de outubro. 

Qualquer cidadão, escola ou organização de qualquer país está convidado a participar deste evento registrando suas atividades, iniciativas e progressos relativos ao campo da AMI. 

Dentro desta semana você pode pensar em um seminário, um Dia da Alfabetização Midiática e Informacional, um concurso de charges, um ciclo de palestras, exposições, um podcast ou divulgação do tema nas redes, entre outros formatos. Ainda é possível divulgar os materiais criados pela UNESCO voltados ao evento. 

Este ano se comemoram os 10 anos da iniciativa e o tema é Alfabetização Midiática e Informacional para o bem público (Media and Information Literacy for the Public Good). As iniciativas realizadas em todos os países devem ser registradas no site oficial da MIL Week (https://en.unesco.org/commemorations/globalmilweek/2021/aroundtheworld) 

Conte para o mundo como você vai comemorar esta semana e apresente seu evento MIL no mapa da Unesco, que dá 10 sugestões:

1. Organize um dia MIL

2. Organize eventos ou atividades relevantes em sua cidade

3. Transforme a AMI um tópico dominante nas universidades

4. Use as mídias sociais para aumentar a conscientização sobre a AMI na sociedade civil

5. Envie uma carta (será uma experiência diferente para quem nunca escreveu ou recebeu e uma boa lembrança para quem há tempos não escreve ou recebe)

6. Dê voz aos jovens

7. Junte-se à Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL)

8. Promova as publicações e ações da UNESCO

9. Promova ou inscreva-se no curso online de Alfabetização Midiática e Informacional

10. Participe de debates online globais

Obs: Texto originalmente publicado no Blog Educação e Mídia - Gazeta do Povo / Instituto GRPCOM

Cristiane Parente é investigadora e doutora em Ciências da Comunicação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; professora na FAC / UnB e no Centro Uiversitário IESB; diretora da Iandé Comunicação e Educação e membro da Unesco MIL Alliance Working Group. (cristianeparente.edu@gmail.com)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

"Encontro de Ciberjornalismo Académico" acontece, online, dia 27 de Março

Afonte e Goethe-Institut Porto Alegre lançam projeto de educação midiática