4 planos de aula para combater a desinformação em tempos de coronavírus

O projeto Educamídia disponibilizou quatro planos de aula no site do Porvir. As propostas podem ser realizadas de forma remota. Confira! 

Em tempos de infodemia, com o excesso de informações que circulam nas redes sociais, o desenvolvimento de habilidades midiáticas se torna ainda mais relevante. Os educadores podem aproveitar a abundância de matérias sobre o coronavírus para trabalhar desinformação, refletir sobre pontos de vista, fazer a leitura reflexiva de imagens e ainda interpretar dados. Com sugestões facilmente adaptadas para atividades remotas, confira alguns planos de aula oferecidos pelo programa EducaMídia:

Muito além das fake news (https://educamidia.org.br/plano-de-aula/nao-caia-em-fake-news)
Para entender as nuances da desinformação, o plano explora as causas e consequências da poluição informacional. A proposta é estimular a leitura cuidadosa e reflexiva, além de incentivar o hábito de interrogar a informação ao invés de simplesmente consumi-la.

Entre outras sugestões, o guia também apresenta a atividade de “detetive”, que pode ser realizada remotamente e propõe que os estudantes investiguem informações relacionadas ao coronavírus.

Uma história e muitos ângulos (https://educamidia.org.br/plano-de-aula/uma-historia-e-muitos-angulos)
Com indicações de materiais e sugestões de atividades, o plano traz um guia completo para o professor provocar uma reflexão sobre viés. A proposta é reconhecer um mesmo fato pode ser relatado em diferentes formatos, linguagens e tons diferentes.

A atividade também estimula a compreensão de como história de vida, repertório e crenças pessoais podem interferir na produção da informação.

Leitura reflexiva de imagens (https://educamidia.org.br/plano-de-aula/leitura-de-imagens)
Como interpretar informação a partir de imagens? Essa é a proposta do plano de aula, que pode ser adaptado para trabalhar com fotografias sobre a pandemia do coronavírus.

A atividade busca evidenciar as imagens como textos que fornecem informações que também podem ser interpretadas. A proposta também entender como as nossas experiências prévias impactam na nossa leitura de informações visuais.

Números que contam história (https://educamidia.org.br/plano-de-aula/numeros-que-contam-historias)
O guia ajuda o professor a trabalhar interpretação de informações a partir de dados, gráficos e infográficos. A proposta é mostrar como os gráficos e estatísticas também podem ser utilizados para informar, persuadir e desinformar.

Além de trazer um roteiro de aula, o guia apresenta uma série de materiais e sugestões de atividades que podem ser realizadas com os alunos.

Fonte: Porvir https://porvir.org/4-planos-de-aula-para-combater-a-desinformacao-em-tempos-de-coronavirus/ (13/04/2020)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita