NCE/ USP promove debate e participa da Global MIL Week, da Unesco, próximo dia 26

Na  próxima quinta-feira, 26 de outubro, a partir das 11h30, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) em parceria com Programa Imprensa Jovem e do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEd-SME-SP), com o apoio da Mil Alliance UNESCO realizam a Global Media and Information Literacy Week (MIL Week), Semana Mundial da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), comemorada anualmente pela UNESCO, com o encontro “O diálogo da educomunicação com a proposta da educação midiática da UNESCO”, de forma online com transmissão gratuita no canal do YouTube do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação da ECA-USP (Labidecom).

Com o objetivo de discutir  como a educomunicação pode orientar políticas públicas e práticas de alfabetização midiática e informacional em um contexto mais emancipador e transformador para os usuários-produtores de conteúdo em tempos de ciberculturas. Serão abordadas questões sobre cidadania digital, diálogo, participação, colaboração e ética nos espaços culturais, com a mediação Prof. Dr. Claudemir Edson Viana (ECA/USP, NCE/USP, ABPEducom), e os debatedores incluem: Prof. Dr. Mauricio Virgulino (NCE/USP e ABPeducom) a Profa. Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida (UFCG/ABPEducom) e o Prof. Dr. Marciel Consani (ECA/USP) e com os comentários de Silvia Bacher, da MIL Alliance UNESCO.

O evento organizado pelas instituições brasileiras em São Paulo em colaboração com a Unesco MIL Alliance para a América Latina e o Caribe faz parte do circuito de três webinários para educadores sobre temas relacionados à Semana Global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week). Os webinários abordarão a educomunicação e seu papel no avanço da alfabetização midiática no Brasil, a integração de jovens líderes em projetos educomunicativos relacionados a políticas públicas e práticas educomunicativas na educação pública em relação ao currículo. O primeiro webinário terá um foco acadêmico, enquanto o segundo discutirá programas implementados como resultado de políticas públicas em várias cidades do Brasil.

De acordo com Silvia Bacher, representante da América Latina e do Caribe no Comitê Internacional de Monitoramento da Alianza MIL de la UNESCO “A Alianza é um esforço inovador para promover a cooperação internacional para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos meios de comunicação social e às competências de informação”*, compartilha. 

A Semana Global da Alfabetização Midiática e Informacional é um evento anual da UNESCO que mobiliza pessoas ao redor do mundo para promover a conscientização e celebrar o progresso da Alfabetização Midiática e Informacional para Todos. Este evento acontece desde 2011 e, este ano, tem como tema “Alfabetização Midiática e Informacional nos Espaços Digitais: Uma Agenda Global Coletiva.” A ênfase na era digital proporcionará oportunidades para fortalecer a cooperação com plataformas digitais e outros interessados na incorporação da alfabetização midiática e informacional em políticas, operações e produtos. A comunidade global é convidada a desenvolver novas iniciativas e fortalecer as existentes para promover a alfabetização midiática e informacional nos espaços digitais.

Devido à situação na região, a Jordânia e a UNESCO decidiram adiar a Conferência da Semana Global da Alfabetização em Mídia e Informação 2023, planejada para outubro. No entanto, o evento  continua com atividades nacionais e regionais online/offline, promovidas ao redor do mundo. 

Confira a programação completa no site da Secretaria da Educação da Cidade de São Paulo. 

*Tradução livre

SEMANA GLOBAL DE ALFABETIZAÇÃO EM MÍDIA E INFORMAÇÃO 2023: O diálogo da educomunicação com a proposta da educação midiática da UNESCO.

Data: 26/10 das 11h30 às 13h30, online

Transmissão: Canal Labidecom

Responsável: NCE-USP – Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo

Coordenação: Prof. Dr. Claudemir Edson Viana – ECA/USP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita