Seminário internacional aborda educação midiática no combate à desinformação

Nos dias 21 e 22 de setembro acontece o Seminário Internacional "Educação Midiática e o Combate à Desinformação - O papel da arte", uma realização da 

EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) e Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia;  Centro Universitário IESB; Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e Decanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasília, com a coordenação da Iandé Comunicação e Educação.

O evento faz parte de uma formação de 40horas que conta ainda com cinco workshops nacionais acontecendo durante todas as manhãs de sábado de setembro e no primeiro sábado de outubro, com professores de todas as regiões do Brasil. os cursistas, professores, profissionais e estudantes de educação, artes, comunicação e psicologia, estão discutindo temas como liberdade de expressão, discurso de ódio, representação, direito à comunicação, educomunicação, alfabetização midiática e informacional, participação de crianças no mundo digital, leitura crítica da midia, entre outros.

Até o final do ano a formação contará ainda com um e-book com a participação dos palestrantes e formadores, além de convidados; e uma exposição virtual com os trabalhos propostos pelos cursistas, fruto da reflexão coletiva proporcionada pelos workshops e seminário. 

Entre os formadores dos workshops estão: Alexandre Le Voci Sayad, Alexandre Amaral; Rafael Gué-Martini (UDESC), Takuma Kuikuro e Jamile Coelho; Fabiano Ormaneze (UFAM) e Andrea Pinheiro, Inês Vitorino Sampaio e Geórgia Pereira (UFC), além de convidados.

O evento conta com a coordenação da Iandé Comunicação e Educação, dirigida por Cristiane Parente, que também é professora da Faculdade de Comunicação da UnB e do Centro Universitário IESB. Parente concebeu o evento ainda no final de 2019, com apoio de Sabine Plattner, diretora do Goethe-Zentrum Brasília. A partir dali várias embaixadas e institutos culturais foram se somando à ideia de tornar o evento uma realidade. Junto com Parente, que também atua na produção, está uma equipe de curadoria com professoras da FaC/UnB e do IESB: Dione Oliveira Moura, Rafiza Varão, Mariana Lopes e Daniella Goulart.

Para saber mais sobre o evento, basta acessar o link: https://www.semanadaeuropa.org/programacao-seminario



O primeiro dia do seminário internacional, que tem transmissão pelo canal da Semana da Europa no youtube, é terça, 21/09, de 9h às 13h, aberto ao público.

Programação:  

Mesa de abertura (9h às 9h35)

Ignacio Ybáñez (Embaixador da União Europeia no Brasil)

Daniela Tonon (Presidente EUNIC Brasília)

Cristiane Parente (Iandé Comunicação e Educação, IESB, UnB - Representante da Coordenação, Comissão de Curadoria e Parceiros



Conferência de abertura (9h35 às 10h)

"Educação crítica x ignorância e desinformação" - Ana Regina Rego - Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD)

Mesa 1 (10h às 11h20)

"O sentido do complexo mundo contemporâneo - Alfabetização Midiática e Multiletramentos na Finlândia". Minna Harmanen, Conselheira de Educação Agência Nacional de Educação da Finlândia, Finlândia

"A alfabetização mediática como antídoto à desinformação: perspetivas críticas e pedagógicas". Manuel Pinto, Universidade do Minho, Portugal.

Mesa 2 (11h30 às 13h10)

"Perspectivas alemãs sobre alfabetização midiática e educação cultural".  Frederike von Gross, Sociedade para a Educação para os Meios de Comunicação e a Cultura da Comunicação (GMK), Alemanha.

Alfabetização Midiática e as notícias falsas na educação política". Fidel Bartholdy, media pfale, Alemanha.

"É a educação uma solução no combate à desinformação?" Ziga Turk. Universidade de Ljubljana, Eslovênia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita