Pesquisadoras lançam Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências


No dia 2 de setembro acontece o lançamento oficial da RECRIA - Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências, uma iniciativa coletiva que reúne pesquisadores e pesquisadoras que se uniram para criar uma rede com o objetivo de dar visibilidade  a investigações e ações com crianças e adolescentes.

O evento vai acontecer de forma remota, às 17h (horário de Brasília), com a AULA ABERTA INTERPROGRAMAS “Dilemas da participação de crianças e jovens na cultura digital”, ministrada por Inês Vitorino Sampaio ( @ppgcom.ufc ), pesquisadora cofundadora da rede.

A aula será transmitida pelo canal da rede no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCQjeCdFTnA0Awvf1JRovECg) e terá tradução em libras.
Quer participar da RECRIA? Mande um e-mail para recriarede@gmail.com

Conheça alguns dos integrantes da RECRIA
(Informações da Recria)

LABGRIM
"O LABGRIM ( @labgrim ) reúne pesquisadores cujos estudos têm tematizado, nos últimos 15 anos, aspectos diversos da relação infância, juventude e comunicação.
Dentre os propósitos do grupo encontram-se os desafios de aprofundar referenciais teórico-metodológicos que permitam compreender os processos comunicativos contemporâneos, especialmente no campo da comunicação midiática, a partir do foco nas crianças e jovens.
O laboratório vinculado ao PPGCOM da Universidade Federal do Ceará ( @ppgcom.ufc ) é representado na RECRIA pelos pesquisadores Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, Inês Vitorino Sampaio, Georgia da Cruz Pereira, Rogério Maia, Simone Faustino e Thinayna Máximo."

PPG-LIMIAR 
"O grupo de pesquisa Sociedade mediatizada: processos, tecnologia e linguagem integra a RECRIA e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (PPG-Limiar), da PUC-Campinas.
O principal objetivo do grupo é pesquisar e analisar aspectos da sociedade contemporânea sob influência e domínio dos suportes e padrões de cultura difundidos nos meios de comunicação, incluindo os modos de interação, produção e consumo possibilitados pelas chamadas tecnologias emergentes. 
Na RECRIA, o grupo é representado pela pesquisadora Juliana Doretto @julianadoretto."

GP PHINC
"O GP Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo @gp_phinc ), vinculado ao PPGCOM da UFPE, se apresenta como mais um ponto de conexão da nossa rede. 
Um dos desafios proeminentes do grupo é o de identificar se as demandas de consumidores contemporâneos, atentos às questões sociais, políticas e ideológicas das marcas, somadas à sua visão cidadã e lógica consumerista, estão se refletindo em efeitos sobre a atividade publicitária, tendo em vista que a defesa de causas pode repercutir no capital social e simbólico das marcas, seja a partir de um altruísmo genuíno, seja decorrente de um oportunismo pontual.
Nessa linha, o PHiNC também segue atento aos diálogos entre os discursos publicitários e a infância, estando conectado à RECRIA através das pesquisas desenvolvidas por Brenda Guedes ( @infanciaemidia ); Maria Collier ( @mmi.ufpe ); Débora Santos ( @apenasdebi ); Rodrigo Lopes ( @rodrisponja ) e Nirvana Lima ( @nirvalima )."

CRIANÇA NA MÍDIA
"O grupo Criança na Mídia (Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura), da Universidade Feevale, é um dos grupos de pesquisa que tornam a RECRIA possível. ⁣Ele é liderado pela Profa. Dra. Saraí Schmidt e tem como proposta compartilhar discussões sobre o espaço que a criança tem ocupado nos mais variados artefatos midiáticos, como nos campos do jornalismo, publicidade e entretenimento.
Além da professora Saraí, o Criança na Mídia é representado na RECRIA por meio da participação de 25 integrantes compromissados em ampliar o debate sobre o impacto da mídia na constituição da identidade infantil contemporânea.⁣
Além disso, o grupo é responsável pela coordenação do convênio Educação Antidiscriminatória, assinado pela Universidade Feevale e a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo. 
O objetivo é mobilizar pesquisadores/as da Universidade na formação das equipes diretivas e professores/as que atendem aproximadamente 24 mil estudantes da rede pública da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
O convênio prevê um conjunto de ações de sensibilização, construção e socialização em prol de uma possível política pública educacional e antidiscriminatória da cidade.
As/os integrantes do @criancanamidia irão conduzir as atividades propostas nos encontros."

OPSLab
"O OPSlab (@opslab.ufmt) reúne pesquisadores interessados na compreensão sobre os diversos aspectos da relação entre comunicação e sociedade, com ênfase na comunicação publicitária.⁣
Vinculado ao PPGCOM da UFMT (@ppgcom_ufmt), desenvolve atividades que articulam ensino, pesquisa e extensão a partir dos seguintes eixos temáticos: 1) comunicação, representação e cidadania; 2) infâncias, juventudes e comunicação; 3) literacia publicitária.⁣
O laboratório é representado na RECRIA pelos integrantes Pâmela Craveiro, Thiago Toledo, Mylena Leite e Andrielly Sene.⁣"

NUPEJOR
"O Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (NUPEJOR) reúne pesquisadores que atuam no PPGCOM/UFRGS, na Graduação em Jornalismo da UFRGS e em outras instituições.
Trata-se de um núcleo integrado por investigações sobre o campo jornalístico, com três linhas de pesquisa: Jornalismo e Discurso, Jornalismo e Estudos de Televisão, Sociologia do Jornalismo.
Na RECRIA, o NUPEJOR está representado pela pesquisadora Thaís Furtado, integrante do PPGCOM da UFRGS."

ESC
"O ESC - Ética na Sociedade de Consumo da Universidade Federal Fluminense é mais um dos grupos de pesquisa que fazem parte da RECRIA.
O grupo atua em pesquisas que têm como pano de fundo a temática "As violências do Mercado sob o olhar da Ética: mídia, ideologia e subjetividade nas sociedades de consumo contemporâneas". Além disso, possui uma vertente de estudo que se propõe a lançar um olhar: a) crítico sobre os vínculos que se estabelecem entre crianças e práticas discursivas do mercado; e b) propositivo, na medida em que dialogam diretamente com alternativas de transformação/resistência circunscritas a uma cultura capitalista.
O ESC é representado na RECRIA por Brenda Guedes, Ingrid Schumann, Lara Barsi, Maria Clara Monteiro, Pâmela Craveiro e Renata Tomaz."

Veja mais em: https://rederecria.com.br/ e https://www.instagram.com/rederecria/?hl=pt-br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita