III Fórum de Metodologias Ativas acontece em Maio, em São Paulo

No dia 13 de maio de 2020 será realizado, no Centro de Capacitação CPS, das 9h às 18h, o III Fórum de Metodologias Ativas, com a temática “Aprendizado no século XXI – integração escola e setor produtivo”. O evento gratuito é organizado pela Cesu – Unidade do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza. 


A passagem de estudantes por empresas e o contato entre os profissionais e a escola propicia a integração entre o saber/conhecer e sua aplicação, consolidando o conceito de competência profissional: capacidade pessoal de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. A aprendizagem torna-se mais efetiva, pois há vivência de problemas reais e significativos, provenientes do setor produtivo. 

Por outro lado, o setor produtivo, ao se deparar com pessoal qualificado, criativo, autoconfiante, responsável, resiliente, capaz de trabalhar em grupo, de ser o protagonista de seu próprio desenvolvimento e de resolver problemas, tem a possibilidade de diminuir tempo e recursos financeiros dispendidos em treinamentos que visam a qualificação profissional. A conexão entre o setor produtivo e a educação é urgente nos dias atuais e vai ao encontro da missão do Centro Paula Souza: “Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do estado de São Paulo”. 

A gestão do evento está sob a organização da professora Luciana Ruggiero Gonzalez, Doutora em Ciências com especialização em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades. A programação prevista no período da manhã contará com palestras de especialistas renomados, com nomes confirmados de Lilian Bacich, da Tríade Educacional e autora de diversos livros e artigos sobre Metodologias Ativas; Juliana Nobre, da IBM Brasil e Arthur Catto, do Instituto de Pesquisas Eldorado. Em seguida será promovida uma roda de conversa entre público e palestrantes. 

No período da tarde ocorrerão as apresentações orais de 12 relatos de experiência de docentes das mais diversas áreas de atuação. Logo após o término das apresentações dos relatos, serão oferecidas gratuitamente 5 oficinas “mãos na massa”: Utilizando o AVA Canvas nas aulas presenciais, Técnicas Práticas para Produção e Edição de Vídeos, Case de sucesso na UFMS – Aprenda a metodologia PBL com alunos, Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning) e OMA - Oficina de Metodologias Ativas para Aprendizado.

Esta terceira edição abriu inscrições para participação como ouvinte e/ou submissão de relato de experiência em 03 de fevereiro de 2020 e o prazo para submissões encerra-se no dia 27 de março e para as inscrições como ouvinte em 12 de maio de 2020, ou até o limite das vagas disponíveis. Informações e inscrições em www.forumdemetodologiasativas.cps.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita