Educação para comunicação? Comunicação para educação? (12)

Fábio Hansen (UFPR) e Rodrigo Varela ((ESPM -Sul) - Brasil 

Educar para comunicar? Comunicar para educar? Os dois juntos? Como relacionar as duas áreas de forma a criar espaços mais dialógicos, democráticos, onde qualquer sujeito tenha a possibilidade de criar suas mensagens independentemente de raça, credo, orientação sexual, opção política, etc ? Como trabalhar não apenas a fruição da informação, mas também a apropriação dos meios e a comunicação voltada ao desenvolvimento ?

Até domingo, 11 de maio, pesquisadores, estudantes, professores estarão desafiando você a ler cada um dos textos que escreveram e refletir sobre seu conteúdo! Ou ainda desafiando você a levar essa reflexão a salas de aula, família, igrejas, amigos, mesa de bar...porque tudo que não se pode fazer em relação aos meios de comunicação, às novas tecnologias e às mensagens que recebemos todos os dias é não refletir sobre eles!

Os depoimentos dessas pessoas foram colhidos por nós durante o II Confibercom (Congresso Iberoamericano de Comunicação), que aconteceu em Braga, Portugal, entre os dias 13 e 16 de abril.

Todos esses depoimentos juntos formam a ação "Reflexões a partir de um ecrã", nossa contribuição para a Operação Sete Dias com os Media. Nossos parceiros são a Livraria Centésima Página, de Braga e a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom. Leia mais sobre esta ação abaixo! (Cristiane Parente - CECS - UMinho)

_______________________________________________________________________________
Nossa ação na Operação Sete Dias com os Media
De 5 a 11 de maio divulgaremos fotos dos estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas - notadamente a comunicação - no Blog Mídia e Educação e nas redes sociais (Facebook e Twitter) de organizações ligadas à Educação e à Comunicação e de parceiros como a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação - ABPEducom, do Brasil, e a Livraria Centésima Página, de Braga. 

Esses sujeitos, que nos ajudaram a refletir sobre os meios de comunicação, escreveram suas questões, inquietações e bandeiras em uma tela (ecrã) oferecida por nós: um quadro negro e um giz! É com essa tecnologia que esperamos promover reflexão, solidariedade na construção do saber, discussão em rede...

"Reflexões a partir de um ecrã" - Essa é a nossa contribuição à "Operação Sete Dias com os Media", uma ação que está no segundo ano em Portugal e que pretende, ao longo de uma semana, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05), alertar para a presença marcante dos meios de comunicação e novas tecnologias em nossas vidas e a importância de não torná-los transparentes, não naturalizá-los, alertar para a importância de não deixar de termos sempre uma atitude crítica e reflexiva perante os mesmos.

Ao final do mês, o arquivo com as fotos e os depoimentos, assim como com um texto de orientação sobre como poderá ser trabalhado, inclusive em forma de jogos, será entregue a escolas secundárias de Braga para que possam, se assim o desejarem, desenvolver o tema da Educação para os Media com seus alunos. (Cristiane Parente)

Sobre a Operação Sete Dias com os Media:
De 3 a 9 de maio de 2014 terá lugar a segunda edição desta operação que acontece em Portugal e que coloca um desafio a organizações, instituições (bibliotecas, igrejas, escolas, universidades, etc) centros de investigação, educadores, alunos, empresas e cidadãos que vêem os meios de comunicação social, tradicionais e de nova geração, como parte integrante do seu dia-a-dia. A ideia é que criem ações que ajudem a refletir nossa relação com os media. Informações: http://www.literaciamediatica.pt/7diascomosmedia/apresentacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

O sonho de Talita