Berlim - 1

Museu da DDR (EAST Berlin), em Berlim, é uma viagem no tempo. E o mais legal é que ele é interativo. Você pode abrir os guarda-roupas, gavetas, móveis, entrar no tradicional "Trabi" (único carro que havia no lado leste), conhecer mais os costumes e histórias de uma época em que uma cidade se viu partida ao meio.

Se forem a Berlim não deixem de conhecê-lo. Fica ao lado da Berliner Dom, catedral protestante.

Abaixo, algumas fotos e comentários mais ligados à juventude. Durante a semana coloco mais informações e fotos sobre Berlim!


A maioria dos jovens em East Berlin se tornava membro do Free German Youth (FGY), criado como uma organização para a juventude em 1946, mas que na verdade acabava introduzindo os jovens no Marxismo-Leninismo. Aos 14 anos, normalmente os adolescentes já começavam a fazer parte do FGY. Em 1985 cerca de 80% dos jovens entre 14 e 25 anos eram membros. Não era obrigatório fazer parte, mas quem não estava na organização era discriminado.

Usar o jeans Levi´s era um ato de rebeldia, já que ele era usado na West Berlin, capitalista.Ele podia ser encontrado em lojas como hoje são os free shops, e eram bem caros para quem vivia no lado East.

As bandas punk começaram a aparecer, deixando o regime comunista enlouquecido. Eram conhecidos não só pela sua música selvagem, mas pelas roupas, estilo e o A pintado bem grande em suas jaquetas, representando Anarchy. O regime reagia a seu "desrespeito" perseguindo-os e prendendo-os.


Acima, alguns discos que bombaram na época!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

"Encontro de Ciberjornalismo Académico" acontece, online, dia 27 de Março

Afonte e Goethe-Institut Porto Alegre lançam projeto de educação midiática