ONU ressalta papel dos jovens no Dia Internacional da Democracia

Foto: Unsplash/Pyae Sone Htun

No Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, a Organizações das Nações Unidas - ONU destaca o papel dos jovens para manutenção e avanços democráticos e adota como lema deste ano “Capacitar a próxima geração: Democracia para a justiça climática.”

A ideia é destacar o papel da juventude na promoção do espaço cívico, além de reconhecer a liderança do grupo para fazer avançar a ação pelo clima.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressalta que o nível atual de propagação de desinformação está “intoxicando o discurso público, polarizando comunidades e minando a confiança nas instituições”, por isso, ele destaca a importância dos jovens, “futuros guardiões da democracia”, e a necessidade de termos na sociedade um “eleitorado empenhado e bem instruído” para promover democracias fortes.

Fonte: ONU (https://news.un.org/pt/story/2023/09/1820387)


MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU PARA O DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA

A democracia, o Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos são os alicerces de sociedades resilientes, inclusivas e pacíficas.  

Garantem a liberdade, promovem o desenvolvimento sustentável e protegem a dignidade e os direitos de cada pessoa.

No Dia Internacional da Democracia, celebramos a promessa que esta representa para as sociedades – e reconhecemos as muitas ameaças que enfrenta neste momento de tensão e de turbulência.

O espaço cívico é cada vez menor.

A desinformação e as mentiras estão envenenando o discurso público, polarizando as comunidades e a minando a confiança nas instituições.

O tema deste ano – “Capacitar a Próxima Geração” – centra-se no papel essencial das crianças e dos jovens na salvaguarda da democracia hoje e no futuro.

Não basta ouvir as crianças e os jovens.

Devemos apoiá-los com investimentos maciços na educação, no desenvolvimento de competências e na aprendizagem ao longo da vida. 

Devemos proteger os seus direitos humanos e promover a igualdade de gênero.

E devemos expandir a participação significativa dos jovens nos processos de tomada de decisão em todos os níveis.

Neste dia tão importante, vamos dar as mãos a todas as gerações e trabalhar unidos para construir um mundo mais justo para todas as pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita