Algoritmos, mídias sociais e deep fake são temas de seminário na sexta, 18/02


Na sexta, 18/02, de 14h às 15h30, acontece o seminário “Algoritmos e mídias sociais”, que vai abordar a informação em saúde veiculada nas mídias sociais, suas potencialidades, desafios e as "deep fakes”, que favorecem a desinfomação, contra o letramento digital. 

Os convidados são os pesquisadores Arthur Bezerra, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que será o palestrante e Fabro Steibel, do ITC Rio, será o debatedor.

De acordo com informações do Ibict:

"A palestra de Bezerra tem como título “Informação em saúde nas redes sociais: potencialidades e desafios” e abordará como “as redes sociais são plataformas potencialmente úteis para a divulgação científica; porém, é preciso enfrentar o fenômeno da desinformação na saúde pública, expondo suas dimensões políticas e econômicas e seus efeitos deletérios para a sociedade”.

“Deep fake, e o dia que acreditamos que marcianos invadiram a Terra : desinformação, fake news e letramento digital” é o título da fala de Steibel, que enfocará como “a pandemia acelerou o processo de letramento digital, de forma que hoje menos pessoas acreditam em desinformação, ao mesmo que tempo em que mais desinformação circula. No contexto desse cenário paradoxal, o deep fake traz oportunidades para desinformação e para o letramento digital. Observar o fenômeno pelo aspecto técnico, e pelo impacto potencial na sociedade, é objeto da palestra”.

Mais informações: https://www.icict.fiocruz.br/content/algoritmos-midias-sociais-e-deep-fake-sao-temas-do-centro-do-estudos-do-icict-dia-1802

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita