O que Charlottesville tem a nos ensinar...

"OS HOMENS NÃO APRENDEM MUITO COM AS LIÇÕES DA HISTÓRIA, E ESTA É UMA DAS MAIS IMPORTANTES LIÇÕES DA HISTÓRIA" (Aldous Huxley)
Importante ver o documentário Charlottesville: Race and Terror, sobre o que aconteceu nessa cidade nos EUA no sábado, 12 de agosto, e refletir um pouco sobre como vários fatos no mundo estão interligados, vários episódios de violência, discriminação, escalada da Direita ao poder, volta do discurso do Medo e em seu nome a retirada dos direitos sociais de toda uma população já marginalizada.
Vídeo de Vice News Tonight/HBO: https://www.youtube.com/watch?v=P54sP0Nlngg
Há alguns dias li o livro "As crianças de Hitler", sobre o Programa Lebensborn, ou sobre o "fabrico de crianças perfeitas nas maternidades SS". Uma história assustadora de um fato que ocorreu há mais de 70 anos durante a Segunda Guerra Mundial.
E apesar do mundo não ter mais vivido um conflito global daquela natureza, a ideia completamente absurda de que possa existir um sangue puro e de que uma pessoa possa ser superior a outra por causa de sua raça ainda persiste, assim como as guerras (maiores ou menores) que acontecem no dia a dia por causa disso.
Os neo-nazistas estão aí para comprovar que a estupidez e a ignorância parece ser algum tipo de doença sem cura.
Mais do que nunca, a educação parece ser a única arma possível para abrir os olhos do mundo. Nunca foi tão importante estudar História, em suas várias perspectivas (vencedores e vencidos). Nunca foi tão importante entender o que são Direitos Humanos e a dimensão deles na vida de cada sujeito, em cada lugar do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revista Escribanía com chamada aberta para artigos sobre comunicação

“Educar ya no significa transmitir y memorizar información”