Especialização lato sensu em Educomunicação na ECA/ USP

O novo Curso dirige-se a profissionais de nível superior das diferentes áreas do saber, capacitando-os para, a partir de um planejamento articulado das diversas mídias, compor estratégias globais de Educomunicação

Os profissionais interessados em especializar-se na área de Educomunicação terão agora uma nova opção: o Curso de Especialização em Educomunicação, oferecido pelo Departamento de Comunicações e Artes (CCA) daUniversidade de São Paulo. O curso, com duração de três semestres, começa a partir de março de 2012 e disponibiliza 60 vagas, dependendo para isso apenas da aprovação da Reitoria da USP. A sua versão final aprovada será divulgada assim que for acatada pelos órgãos competentes da USP. No entanto, a apresentação do Programa do Curso se dará no III Encontro Brasileiro de Educomunicação, a realizar-se no próximo dia 02 de dezembro, ocasião em que realizaremos a pré-inscrição dos interessados. Parta tanto, você deverá se inscrever no evento, através do site www.cca.eca.usp.br/iii_encontro_educomunicacao.


O novo curso é proveniente de diversas ações pedagógicas do CCA, como o curso de Gestão da Comunicação que, entre 1993 e 2011, formou mais de 600 especialistas. Destina-se a profissionais de nível superior, de qualquer área do saber, que queiram mobilizar seus conhecimentos para o campo da Educomunicação e que tenham interesse em conhecer as bases dos processos comunicacionais, ferramenta hoje indispensável ao êxito de qualquer setor da sociedade.


A partir desta perspectiva, o curso pretende preparar profissionais capazes de atender às demandas dos setores da sociedade relacionados à interface Comunicação/Educação, podendo atuar: na educação básica formal e não formal; no ensino superior; em consultoria em veículos da mídia e na área da pesquisa.


Para tanto, o curso oferecerá aos alunos uma sólida formação teórica na área da Comunicação, suas teorias e linguagens, acompanhadas de aplicação prática. O aluno terá conteúdos como Teorias da Comunicação, Epistemologia da Educomunicação, Linguagem Verbal nos Meios de Comunicação, Práticas Educomunicativas em Audiovisual, Cultura Digital e Educação, Estética dos Meios, Práticas em Comunicação em Rede, Relação entre a Educomunicação, a Mídia e o Mundo Corporativo, entre outras. As aulas serão ministradas por renomados e experientes professores da ECA/USP, oriundos de diferentes áreas do saber: Linguagem, História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Artes, Educação , Ciências da Comunicação, entre outras. Fazem parte da Coordenação, os Profs. Drs. Ismar de Oliveira Soares, Maria Cristina Castilho Costa, Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Roseli Aparecida Fígaro Paulino.


Perfil
O Educomunicador tem o perfil de um gestor de processos comunicacionais. Um profissional que conhece suficientemente as teorias e práticas da educação e também os modelos e procedimentos que envolvem o mundo da produção midiática e das tecnologias, para que possa exercer atividades de caráter transdisciplinar, tanto na docência quanto na coordenação de trabalhos de campo, na interface Comunicação/Educação. Nos dois casos, espera-se deste profissional a habilidade para gestionar conflitos e a criatividade para encontrar soluções que melhorem os processos educativos, sejam os formais (escolares) quanto os não formais (desenvolvidos pelas ONGs) e informais (implementados pelos meios de Comunicação voltados para a educação).

Estrutura do curso
O curso de Especialização em Educomunicação reúne três etapas de conteúdos, trabalhados ao longo de 600 horas de atividades acadêmicas, em três semestres letivos. Uma primeira etapa, com aulas presenciais, desenvolverá em dois semestres letivos um sequência de 12 núcleos temáticos. Paralelamente, serão desenvolvidas atividades complementares, monitoradas pelo corpo docente, procurando um equilíbrio entre o processo de ensino e aprendizagem. O terceiro e último semestre letivo é voltado para a produção da monografia acadêmica, focada numa proposta de prática educomunicativa. Nessa etapa também serão realizados encontros e seminários/workshops, com o objetivo de auxiliar o aluno nas análises e conclusão de projeto.


Sem deixar de lado a excelência acadêmica, o curso é acessível a profissionais que nem sempre dispõem de todas as noites da semana, em horário rígido, para continuarem sua formação educacional.

________________


Para mais informações:
Curso de Especialização em Educomunicação
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, sala 209
Cidade Universitária - São Paulo SP - CEP 05508-900
Telefone: 3091-4341 e 3091-4867 ou e-mail gestcom@usp.br
Contato: Kelly ou Sandra
Fonte: http://www.cca.eca.usp.br/especializacao_latu_sensu_educomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita