ABPEducom e Condepe realizam live sobre Educomunicação nos 30 anos do ECA

 


ABPEducom e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe) realizam uma live especial em comemoração às três décadas de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

O encontro virtual “30 anos do ECA: Desafios para a Educomunicação” acontece no dia 8 de setembro (terça-feira), a partir das 17h30, e terá a participação de:

  • Júlia Cavalcante, 15 anos, estudante do Ensino Médio e moradora do bairro Grajaú, na zona sul de São Paulo (SP). Cavalcante sempre foi atraída pela arte em geral. Trabalha com fotografia e estuda audiovisual, jornalismo, teatro e música, nos quais busca a representatividade, o que, segundo ela, ajuda-a constantemente no processo de construção da identidade como mulher negra periférica. Está na Viração Educomunicação desde 2018, colaborando com a produção da revista e da Agência Jovem de Notícias (AJN). Faz parte do Projeto Geração que Move, lançado em 2020 pelo Unicef e pela Fundação Abertis e implementado em São Paulo pela Viração.
  • Cristiane Parente, jornalista, professora, educomunicadora e sócia-fundadora da ABPEducom. Foi reconhecida como “Amiga da Criança” pela ANDI – Comunicação e Direitos e pelo Fundo nas Nações Unidas para a Infância (Unicef). Parente é doutora e pesquisadora em Comunicação pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, em Portugal. É mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Também é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É sócia-diretora da Iandé Comunicação e Educação e foi coordenadora nacional do Programa Jornal e Educação e membro do Comitê Mundial de Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA). Faz parte da Academia de Líderes Ubuntu, como formadora por uma ética do cuidado.
  • Claudemir Edson Viana, professor, coordenador pedagógico da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP) e secretário executivo da ABPEducom. É mestre e doutor em Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Educomunicação, mídia e criança, o lúdico e a aprendizagem na cibercultura, jogos digitais e internet no cotidiano infantil. Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação da ONG Centro de Pesquisas sobre Educação e Ação Comunitária (Cenpec). Viana é membro da Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos, vinculada ao Condepe, desde 2019.

A mediação da live é de Paola Prandini, diretora cultural da ABPEducom e cofundadora do negócio social AfroeducAÇÃO, e de Mauricio Virgulino, sócio da ABPEducom e doutorando em Artes Visuais pela USP. A abertura do evento será feita por Carlos Alberto de Souza Junior, coordenador da Comissão Estadual de Educação em Direitos Humanos do Condepe.

Para interagir com perguntas e comentários, acesse meet.jit.si/abpeducomlive do seu computador ou os aplicativos do Jitsi para Android e iOS. A transmissão acontece simultaneamente no canal da Associação no YouTube, no qual a gravação ficará disponibilizada.

live integra o ciclo que a ABPEducom tem promovido ao longo deste ano, com curadoria de Paola Prandini e Mauricio Virgulino. Esta transmissão especial integra-se aos seminários online “Reflexão dos 30 anos do ECA: avanços, desafios e perspectivas”, do Condepe, e conta com a parceria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, por meio da EDEPE (escola vinculada ao órgão) e dos Núcleos Especializados da Infância e Juventude e de Cidadania e Direitos Humanos, do Instituto Paulo Freire e da ECA/USP. O evento tem ainda o apoio do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Serviço:

Live ABPEducom + Condepe: 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente – Desafios para a Educomunicação

Data: 8 de setembro (terça-feira)

Horário: 17h30

Transmissão pelo Jitsi: meet.jit.si/abpeducomlive ou apps para Android e iOS

A live ficará disponível no canal do Youtube da ABPEducom!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sites para baixar ou ler livros em espanhol

10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

O sonho de Talita